segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


Brownies de Chocolate (com Beterraba)





É preciso ter um pouco de arrojo em pensar sobre a utilização de beterraba com chocolate, mas é um golpe de gênio de quem inventou esta combinação.Gosto de de sabores diferentes do comum, e esta receita que encontrei no site: La Tartine Gourmande, pareceu-me tão deliciosa que resolvi experimentá-la (quando for oportuno).Os brownies ficam em tom de um castanho escuro de cor avermelhada, e apresentam uma consistência muito agradável. 






beterraba dá-lhes uma qualidade suculenta encantadora , e também corta o efeito demasiado intenso do chocolate. Não é um bolo exageradamente doce, nem pesado. =)

Ingredientes:

500g - (3-4 beterrabas médias)100g de manteiga sem sal, mais extra para untar200g de chocolate para culinária Pantagruel
1 colher de chá de extrato de baunilha
250g de açucar amarelo
3 ovos
100g de farinha de trigo
25g de cacau em pó (Pantagruel)

Preparação:
1 - Usar um par de luvas de borracha para proteger as mãos de coloração. ​​Descasque as beterrabas - você vai precisar de cerca de 400g de beterraba sem pelePique a  mesma, grosseiramente e coloque numa tigela grande.Adicione um esguicho de água, cubra com película aderente e leve ao microondas, por 12 minutos ou até ficar macio.

2 - Aqueça o forno a 180ºC/160ºC. Enquanto a beterraba fica cozinhada no microondas, unte uma forma quadrada ou retangular de 20cmx30cm mais ou menos. Depois corte o chocolate grosseiramente e a manteiga aos bocados. Escorra o excesso de líquido da beterraba e misture-a com a manteiga, a baunilha e o chocolate e misture tudo com o liquificador. Bata sempre até obter um aspeto e textura, muito macia.

3 - Coloque o açúcar e os ovos numa uma tigela grandeem seguida, bata com a batedeira elétrica até engrossar e ficar pálido e espumoso (cerca de 2 minutos). Misture a beterraba com os restantes ingredientes, (a nivel de aspeto não se admirem porque nesta fase, o mesmo não será grande coisa, mas depois valerá a pena!!!)
Depois bata os ovos e envolva-os no preparado deixando entrar bastante ar.
Introduza depois, a farinha e o cacau, e em seguida, delicadamente envolva e mexa todo preparado.
4 - Despeje na forma preparada e deixe cozer no forno por 25 minutos ou até a massa cresca. Não deixe queimar, nem secar muito a massa!...


Deixe esfriar completamente na forma, e corte em quadradinhos.


Pode decorar com açucar em pó, ou chantilly com morangos, ou até fazer desenhos engraçados e decorações engraçadas para as festinhas dos seus filhos!... Há vários produtos à venda em lojas especializadas que fazem as delicias da decoração de bolos.


(Mais tarde, pesquisarei sobre este assunto, que me agrada muito até porque gosto de fazer brilharete para os meus 4 sobrinhos!...)
Nota: Escolho sempre açucar amarelo e chocolate Pantagruel, o açucar amarelo é menos nocivo do que o branco refinado, e o chocolate pantagruel para mim é o que tem mais qualidade.
momentos mágicos,Filipa


Sem comentários:

Enviar um comentário