quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tartes doces



Tarte de limão Inglesa


Acerca do limão,...
Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo.
Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco.
O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria.


Curiosidades,...
O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a Key Lime Pie, que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco de limão, com merengue ou chantilly por cima. Lemon Chiffon Pie, ou a Torta Mousse de Limão, são as versões mais leves e aeradas de torta cítrica.
A mais clássica das tortas azedinhas é a Tarte Meringuée au Citron, a torta francesa de limão amarelo. Nela, o amarelo e azedinho creme de limão que recheia a massa crocante encontra seu equilíbrio na brancura doce do merengue da cobertura.
A torta que vamos agora explicar é a tipica da Inglaterra, a Lemon Tart é feita de uma massa que derrete na boca, recheada de curd de limão com açúcar polvilhado.








Ingredientes

Massa
 Meia chávena de açúcar em pó
• 1 ½ chávena de farinha sem fermento 
• 170g manteiga sem sal à temperatura ambiente

Recheio
• ½ chávena de farinha
• 2 ¼ chávena de açúcar amarelo
• 1 chávena de sumo de limão 
• raspa de um limão pequeno 
• 6 ovos grandes
• 1 gema de ovo 
• Pitada de sal
• Açucar em pó para polvilhar 


Preparação da Massa

  1.  Pré aquecer o forno a 180°C e forrar uma forma rectangular (ou outra que tenha em casa),    untar com margarina e polvilhar com farinha.
  2.  Para fazer a massa, pôr o açúcar e adicionar a farinha e envolver com os dedos.
  3. Fazer um  buraco no centro e colocar a manteiga amolecida, envolver bastante bem com os dedos até formar uma massa macia.
  4. Colocar a massa na forma, pressionando com os dedos, cubrir também as laterais (altura cerca de 1,5 cm). Utilize um copo com uma base lisa para pressionar bem a massa, por forma a ficar bem lisinha. Colocar uns feijões ou outro tipo de peso e levar ao forno, durante uns 25 a 35 minutos, até ficar bem dourada.
  5. Enquanto a tarte está no forno fazer o recheio.



Preparação do Recheio

  1. Num recipiente colocar a farinha e adicionar o açúcar e misturar os dois. Adicionar o sumo do limão e a raspa e mexer com uma colher de pau até que dissolva bem o açúcar.
  2. Num recipiente à parte, bater os ovos e a gema com o sal, e depois adicionar à mistura de    limão e mexer bem.
  3. Quando a base estiver pronta coloque o recheio e leve novamente ao forno (baixar a  temperatura para 150º C) e coza durante 30 a 40 minutos, ou até que fique firme. Deixar arrefecer por completo antes de cortar (importante) e depois polvilhar com açúcar em pó.


magic moments...
por Filipa.



Sem comentários:

Enviar um comentário