sábado, 31 de março de 2012

Salame de Chocolate

Para domingos preguiçosos, e quiça chuvosos,...não se esqueçam que em *Abril, águas mil*


Olá!
Tenho estado um pouco ocupada com pesquisas em relação às minhas "artes".
Está complicado porque quero comprar material, telas, tintas, lantejoulas, cristais, rendas, etc...mas a crise
é severa. : (


Bem mas voltanto ao salame!


Esta sobremesa densa e gulosa de chocolate pôe a pequenada com a boca toda castanha e bezuntada e nós, os graúdos deliciamo-nos com esta delicia de chocolate e bolacha, acompanhada de chá, leite, sumos naturais,...




A "minha" Receita

250 gramas de bolacha Maria
180 gramas de açúcar (branco ou amarelo)
200 gramas de chocolate em pó Pantagruel
150 gramas de manteiga sem sal Primor
 4 gemas (ligeiramente batidas)

Bater nas bolachas de tal maneira que elas se desfaçam em pequenos pedaços (eu costumo enfiá-las dentro de um saco de plástico e dar-lhes com o rolo da massa ou outro objecto que faça o efeito).
Derreter a manteiga à temperatura ambiente.
Depois, é só misturar (eu coloco luvas e amasso tudo com as mãos), num recipiente todos os ingredientes muito bem.
Depois, use as mãos e a sua perícia de "modeladora" de modo a fazer um rolo com o preparado.
Embrulhe o mesmo em alumínio, bem embrulhado e apertado.
Leve ao frigorifico ou ao congelador se houver pressa.
O ideal é ficar no frigorífico de um dia para o outro e na hora de servir colocar uns minutos no congelador, fica perfeito !

Depois de bem durinho é só cortar em fatias e atacar!!! ; )


..................................................................................................................................


Esta é uma outra receita que me parece ser muito boa, e pertence ao Blogue *Cinco Quartos de Laranja*

Ingredientes:
300g de bolacha Maria
200g de chocolate negro
100g de manteiga sem sal
0,5dl de vinho do Porto
50g de amêndoa ralada

1. Ralar finamente 200g de bolachas e esmagar grosseiramente as restantes.
2. Partir o chocolate em quadrados. Adicionar a manteiga. Derreter em banho-maria.
3. Juntar o vinho do Porto ao chocolate derretido.
4. Numa taça juntar a bolacha ralada, as bolachas partidas, a amêndoa ralada e o chocolate derretido com o vinho do Porto. Misturar muito bem.
5. Colocar o preparado numa ou em duas folhas de alumínio. Moldar um rolo, fechar com o papel de alumínio e apertar muito bem. Guardar no frigorífico.

Para saborear de preferência com uma história ao lado.

..................................................................................................................................


Notas importantes (Receitas da Minha Vida):1 - Se repararem que a massa (preparado) está pouco doce, ou que sabe pouco a vinho do porto ou que a amêndoa devia ter ficado mais picada, nada como da próxima vez que fizerem a receita afinarem esses pormenores.Cada pessoa tem o seu gosto e gostos não se discutem!Sintam-se livres para alterar as receitas.Sabiam que há receitas de salame de chocolate que contêm whiskey, licor, outras têm vinho do Porto, outras anis?...Curioso não é?...Antes de pesquisar sobre determinada receita não se sabe nada sobre ela! Depois que se começa torna-se viciante.Cada pessoa pode eventualmente colocar um ingrediente que achar que vá fazer a diferença!....quem sabe nozes esfareladas, leite condensado, côco, cachaça, pimenta? por isso é que é tão divertido cozinhar!

2 - Se preferir pode modelar o preparado noutras formas, por expemplo na forma paralelipipédica, ou fazer bolinhas ou bolas (e colocar em base giras de papel), ou outras formas engraçadas. Eu por acaso ainda não experimentei, lembrei-me dessa ideia agora mesmo!Também eu quero experimentar inovar na forma do salame.Em relação à decoração do salame, para variar e em vez do tradicional papel prata (papel de alumíneo) pode-se colocar açucar em pó, e outras coisas que de certeza que há e não me lembro agora e devem dar efeitos lindos.



magic moments,...Filipa


Sem comentários:

Enviar um comentário