sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Aletria

Aletria, um doce típicamente Natalício! :)




Aletria, é uma massa alimentícia, de fios finos, utilizada para fazer sopas e doces. A palavra "aletria" é equivalente à italiana ou francesa "vermicelle".
A aletria provavelmente foi trazida para Península Ibérica pelos mouros, no século VIII ou IX. Manteve-se em Portugal e incorporada na culinária portuguesa, passando a designar a massa de fios muito finos, com a qual se prepara um doce típico de Natal, presente em quase todas as regiões do país. No entanto, com o tempo, o nome "aletria" foi desaparecendo na Espanha, mantendo-se apenas na região do antigo Reino de Múrcia. Destaca-se que a cozinha catalã se enriqueceu muito com produtos divulgados pelos árabes, inclusive a aletria.
Também no Brasil, a aletria é usada em doces e sopas, sendo também conhecida como "macarrão cabelo de anjo".
Aletria doce
Em cada localidade, a aletria apresenta particularidades - maior o menor quantidade de massa, com ou sem gemas. Nas Beiras a aletria é de consistência compacta e pode-se cortá-la em fatias. No Minho a consistência é mais cremosa.
Na receita básica, coloca-se a aletria a ferver com leite; junta-se um pedaço de casca de qualquer citrino, açúcar mascavado e margarina. Deixa-se ferver até reduzir bem e acrescenta-se mais leite, caso seja necessário. Tira-se do lume, misturam-se gemas bem batidas, mexe-se bem e leva-se tudo ao lume a engrossar, mas sem deixar ferver. Depois, despeja-se numa travessa, retira-se a casca do citrino e polvilha-se com canela. 




Receita de Aletria

Ingredientes :                                                                                                                   
6 dl de leite
4 dl de água
1 pau de canela
1 tira de casca de limão
1 colher (sobremesa) de manteiga
4 meadas e meia de aletria (desfeita)
175 grs de açúcar
3 gemas
canela em pó q.b.

Preparação:
Coloque ao lume, um tacho com o leite e a água, a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Deixe ferver e adicione a aletria com as meadas desfeitas. Com um garfo procure que os fios da aletria não fiquem colados. Deixe a aletria cozer e acrescente o açúcar. Deixe levantar fervura e deixe ferver mais 3 a 4 minutos e retire do lume. Do tacho, retire uma pequena quantidade de aletria e deixe arrefecer. Entretanto, numa tigela, bata bem as gemas e, sobre elas, deite a quantidade de aletria que pôs a arrefecer e mexa muito bem. Depois, junte esta mistura à restante aletria ficou no tacho e leve, de novo, ao lume, mexendo continuamente até levantar fervuraRetire do lume e não esqueça de tirar a casca de limão e o pau de canela. Verta sobre o prato de serviço. Decore com canela em pó.


Christmas Magic moments,
With love,
Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário