Avançar para o conteúdo principal

Aletria

Aletria, um doce típicamente Natalício! :)




Aletria, é uma massa alimentícia, de fios finos, utilizada para fazer sopas e doces. A palavra "aletria" é equivalente à italiana ou francesa "vermicelle".
A aletria provavelmente foi trazida para Península Ibérica pelos mouros, no século VIII ou IX. Manteve-se em Portugal e incorporada na culinária portuguesa, passando a designar a massa de fios muito finos, com a qual se prepara um doce típico de Natal, presente em quase todas as regiões do país. No entanto, com o tempo, o nome "aletria" foi desaparecendo na Espanha, mantendo-se apenas na região do antigo Reino de Múrcia. Destaca-se que a cozinha catalã se enriqueceu muito com produtos divulgados pelos árabes, inclusive a aletria.
Também no Brasil, a aletria é usada em doces e sopas, sendo também conhecida como "macarrão cabelo de anjo".
Aletria doce
Em cada localidade, a aletria apresenta particularidades - maior o menor quantidade de massa, com ou sem gemas. Nas Beiras a aletria é de consistência compacta e pode-se cortá-la em fatias. No Minho a consistência é mais cremosa.
Na receita básica, coloca-se a aletria a ferver com leite; junta-se um pedaço de casca de qualquer citrino, açúcar mascavado e margarina. Deixa-se ferver até reduzir bem e acrescenta-se mais leite, caso seja necessário. Tira-se do lume, misturam-se gemas bem batidas, mexe-se bem e leva-se tudo ao lume a engrossar, mas sem deixar ferver. Depois, despeja-se numa travessa, retira-se a casca do citrino e polvilha-se com canela. 




Receita de Aletria

Ingredientes :                                                                                                                   
6 dl de leite
4 dl de água
1 pau de canela
1 tira de casca de limão
1 colher (sobremesa) de manteiga
4 meadas e meia de aletria (desfeita)
175 grs de açúcar
3 gemas
canela em pó q.b.

Preparação:
Coloque ao lume, um tacho com o leite e a água, a casca de limão, o pau de canela e a manteiga. Deixe ferver e adicione a aletria com as meadas desfeitas. Com um garfo procure que os fios da aletria não fiquem colados. Deixe a aletria cozer e acrescente o açúcar. Deixe levantar fervura e deixe ferver mais 3 a 4 minutos e retire do lume. Do tacho, retire uma pequena quantidade de aletria e deixe arrefecer. Entretanto, numa tigela, bata bem as gemas e, sobre elas, deite a quantidade de aletria que pôs a arrefecer e mexa muito bem. Depois, junte esta mistura à restante aletria ficou no tacho e leve, de novo, ao lume, mexendo continuamente até levantar fervuraRetire do lume e não esqueça de tirar a casca de limão e o pau de canela. Verta sobre o prato de serviço. Decore com canela em pó.


Christmas Magic moments,
With love,
Filipa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-amendoa-e

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/

Tartes doces

Tarte de limão Inglesa Acerca do limão,... Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco. O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria. Curiosidades,... O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a  Key Lime Pie , que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco