Avançar para o conteúdo principal

Mexidos de Ovos

É Natal! :)

Que bom! Já é Natal! Mas está tanto frio!!!!
Brrr,....
Esta época é propicia à união da familia e da partilha!
Da boa mesa e das decorações lindas, as casas ficam mais bonitas nesta época festiva.
Há árvore de Natal, há fitas, bolas douradas, brancas ou prateadas, há verde e vermelho
ou quem use somente branco.






Tudo fica mais encantado e bonito. Até as ruas estão enfeitadas.


O Significado de Natal:

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias.


..................................


O mês de Natal é a época por excelência dos mexidos e de outros doces tradicionais que não podem faltar na ceia natalícia. Ramalho Ortigão escreveu que este é "o mais solene banquete da família minhota". E de Monção a Guimarães, com amêndoas ou com pinhões, uvas passas, vinho do Porto, muitas gemas e miolo de pão fino fazem-se os mexidos. É um dos mais populares doces natalícios da região.


Vale a pena experimentar esta receita deliciosa! As gemas fazem com que estes mexidos

se pareçam com o Doce de Ovos.



Ingredientes:

350g de açúcar
2dl de água
1 pau de canela
1 casca de limão
100g de sultanas
100g de pinhões
1 noz de manteiga
1 cálice de vinho do Porto
100g de pão regional
10 gemas
canela em pó


Preparação:


1º - Num tachinho, leve o açúcar ao lume com 2 dl de água, deixe ferver até atingir ponto de pérola e junte-lhe o pau de canela, a casca de limão, as sultanas, os pinhões, a manteiga e o vinho do Porto, deixando ferver até engrossar.
2º  - Parta o pão em pedacinhos para uma tigela e adicione-lhe água quente suficiente para ficar mole ou mesmo desfeito. Em seguida junte o pão amolecido ao preparado anterior e leve novamente ao lume.

3º - Depois de ferver, retire e deixe arrefecer um pouco. Quando estiver um pouco mais frio, misture as gemas e leve de novo ao lume até ferver e retire imediatamente. Deite o doce num prato ou travessa de serviço e polvilhe-o com canela em pó.

Christmas magic moments.
With Love,
Filipa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-amendoa-e

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/

Tartes doces

Tarte de limão Inglesa Acerca do limão,... Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco. O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria. Curiosidades,... O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a  Key Lime Pie , que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco