sábado, 17 de janeiro de 2015

Bolo vegetariano de cacau e fécula de batata

Viva!!!
Eis uma receita de bolo de cacau e fécula de batata.







Mas primeiro vou falar da batata e do cacau e suas propriedades e benefícios.

A batata é rica em carboidratos, possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B (a mais abundante é a B6) e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio, grande quantidade 
de fósforo e amido. Ao natural, 100 gramas de batata possuem cerca de 70 calorias.
Contendo boa quantidade de nutrientes, a batata traz benefícios para nossa vida reduzindo o risco de contágio de inúmeras doenças, prevenindo pequenos males, curando problemas de úlceras no estômago e até ajudando a reduzir a pressão arterial.
Previne a prisão de ventre: a batata contém fibras que aumentam o volume das fezes e ajudam a prevenir a constipação, pois diminui o colesterol. Logo, é uma aliada na prevenção de câncer de cólon.




Mantém os níveis de açúcar: o conteúdo de fibras da batata ajuda a retardar a absorção de amido no intestino, mantendo, assim, os níveis de açúcar no sangue dentro do seu padrão normal.
Promove a saúde alimentar: por apresentar alta concentração de vitamina B6, as atividades enzimáticas aumentam e as reações químicas naturais ocorrem perfeitamente como devem ser.
Auxilia o sistema nervoso: as células neurológicas são colegas da vitamina B6, que é necessária na criação de amina para os neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo a outro.
Aumenta a performance atlética: a vitamina B6 ainda é necessária para a quebra do glicogênio, e isso influencia no nosso desempenho atlético e na resistência.

Em relação ao cacau...
O cacau além de delicioso, traz inúmeros benefícios à saúde e ao humor. Mas, atenção, essas vantagens estão relacionadas somente ao chocolate amargo, que tenha pelo menos 55% de cacau. A versão ao leite não tem essa ação porque a quantidade de cacau é pequena e a quantidade de açúcar é alta.
O cacau estimula a liberação de endorfinas e a elevação da disposição mental, graças às aminas biogênicas. Segundo a nutricionista Gabriela Passoni, o cacau é “um dos melhores alimentos com impacto no humor, essencial para a produção de serotonina, estimula a liberação de endorfinas, eleva a disposição mental melhorando o quadro de depressão”.


Por ser rico em flavonoides e triptofano, esse alimento também aumenta a proliferação de neurônios no sistema nervoso. “Portanto, esse nutriente pode auxiliar no funcionamento desse sistema como um todo, o que pode reduzir a exacerbação de muitos sintomas da depressão”, explica Gabriela Paschoal.
O cacau também concentra outras substâncias, como teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina. Juntos, reforçam a sensação de bem-estar e ajudam a levantar o astral, acombater a depressão e a reduzir a ansiedade. Quer mais? :)
O cacau contém algumas substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que agem no cérebro fechando os receptores que pedem doce; assim fica mais fácil controlar desejo por açúcar e manter o peso.

Finalmente a receita do deste bolo maravilhoooso!!! :)))

Ingredientes:
4 1/2 chávenas (chá) de farinha de trigo
2 1/2 chávenas (chá) de açúcar light
1 chávena (chá) cacau em pó
2 maçãs médias picadas
3 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 chávena (chá) de óleo
3 chávenas (chá) de água
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparação:
Preaqueça a forno a 180°C. Unte e polvilhe com farinha um tabuleiro.
Bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. 
Coloque a massa no tabuleiro untado e enfarinhado. Leve para assar em forno médio, 180°C, por 50 minutos.

Momentos mágicos,
Filipa


Sem comentários:

Enviar um comentário