quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Toucinho do Céu

Toucinho do céu é uma das sobremesas tradicionais de Portugal e de Espanha. À base de ovos e açúcar, originou-se nos conventos, razão da denominação coletiva de doçaria conventual desta categoria de doces. Consiste numa espécie de bolo feito com açúcar em ponto pérola ao qual se adicionam amêndoas moídas, por vezes, doce de gila e, finalmente, uma grande porção de gemas de ovos. O nome Toucinho do Céu deve-se ao facto de a versão original ter banha de porco como ingrediente.
Faz-se em todo o país, com diferenças de região para região, sendo os toucinhos do céu mais afamados os de Guimarães, Murça e Trás-os-Montes.


Ingredientes:
500 g de açúcar
250 g de miolo de amêndoa moído sem pele
2,5 dl de água
180 g de doce de chila de compra
15 gemas
60 g de farinha
1 colher de chá de canela em pó
30 g de manteiga
farinha para polvilhar
manteiga para untar
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Para dar inicio à confecção da receita de Toucinho do Céu, deve começar por ferver a água com o açúcar durante 3 minutos e retirar do calor. De seguida, acrescente o doce de chila, o miolo de amêndoa moído e a farinha.Coloque novamente ao lume e deixe ferve durante mais ou menos 1 minuto, nunca deixando de mexer.Volte a retirar do lume e junte as gemas batidas, a manteiga amolecida e a canela.Leve, então, novamente ao lume, sem deixar de mexer até cozer e começar a engrossar.Entretanto, unte uma forma e forre-a com papel vegetal, que deve ser igualmente untado e polvilhado com farinha.Coloque todo o preparado na forma e coza durante mais ou menos 30 minutos, a uma temperatura de 195º.Quando desenformar, polvilhe com o açúcar em pó.

Momentos mágicos,
Filipa

Sem comentários:

Enviar um comentário