Avançar para o conteúdo principal

Doces conventuais



Encharcada ou Charcada
(receita parecida com a do Convento de Sta Clara
de Évora)



Hoje, dia 24 de Fevereiro deste ano de crise aguda (2012), trago-vos um doce bem doce, que pode degustar-se ocasionalmente, para esquecer as amarguras e dar muita doçura à vida! ;)





(A Encharcada é um doce típicamente português e denomina-se por doce conventual).






A História

Designa-se por doçaria conventual os doces confeccionados nos conventos, caracterizados por serem, na sua maioria, compostos por grandes quantidades de açúcar e gemas de ovos.A origem da doçaria conventual em Portugal terá origem no século XV. Terá sido neste período que o açúcar entrou na tradição gastronómica dos conventos. O principal adoçante até esta altura era o mel, sendo o açucar um ingrediente vulgar. Com a colonização da Ilha da Madeira, o açúcar recebe uma atenção especial, sendo cultivada a cana de açúcar.


As receitas conventuais eram um segredo bem guardado. Quase todas levam muitos ovos, melhor dizendo gemas que não são o ideal para a saúde!... E aqui se pode aplicar o ditado: ”Perdoo o mal que me faz pelo bem que me sabe”. Devia haver muitas galinhas nos Conventos, já que era utilizada a carne para comer, cozida ou corada e para fazer caldinhos de galinha (a canja) e os ovos. A clara do ovo tinha muitas aplicações: para “engomar” as belíssimas toalhas de altar, para manter direitas e rígidas as partes brancas dos hábitos das freiras e para clarificar o vinho branco. A ideia de que serviam também para fazer as hóstias, não parece correcta, pois são fabricadas somente com água e farinha. As gemas e algumas claras ficavam, para que as religiosas pusessem os seus conhecimentos em prática (muitas estavam nos Mosteiros, mas eram de famílias nobres, ricas e com constante vida social ) e sobretudo a sua imaginação. A amêndoa também pode fazer parte destas receitas, desde muito cedo, pois é herança árabe.
A lista de doces conventuais é extensa e abrange todas as regiões de Portugal. Saliente-se, aínda, que a confecção de um determinado doce pode variar consoante a região, e o convento de origem. Alguns exemplos: leite-cremepudimbarriga-de-freirarabanadasovos molestrouxas de ovosfios de ovosarroz-docetoucinho do céu, encharcada, etc.

A receita


Ingredientes:
22 gemas
4 claras
750 grs de açúcar amarelo
canela q.b.


Peparação:
Leva-se o açúcar ao lume com 2 dl de água e deixa-se ferver até fazer ponto de pérola muito fraco (quando o fio da calda for espesso, ficando uma gota suspensa no limite). Entretanto, batem-se os ovos.
Estando a calda no ponto, deitam-se-lhe os ovos, lentamente, através de um passador de rede e em movimentos circulares. Deixa-se cozer, espetando-a com uma espátula, dos lados para o meio, para evitar que ganhe crosta.
Retira-se do lume quando os ovos estiverem cozidos, mas ainda com um pouco de calda. Deita-se num prato fundo, polvilha-se com canela e leva-se a encharcada a forno bem quente só para tostar.




............................................................................................................................................


Encharcada de nozes
(receita do site; Roteiro Gastronómico de Portugal)



Ingredientes:
500 grs. de açúcar
2,5 dl de água
10 gemas de ovo
1 ovo inteiro
250 grs. de miolo de nozes picadas
1 papo-seco
leite q.b.
canela em pó q.b.(facultativo)




Confecção:Leve ao lume num tachinho, o açúcar e a água.
Deixe ferver até fazer ponto de pérola.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.Ponha o papo-seco a amolecer num pouco de leite quente.
Quando o pão estiver desfeito, juntam-se as gemas o ovo e as nozes picadas.
Mexe-se tudo muito bem.
Adicione a calda de açúcar, mexendo sempre.
Leve novamente ao lume médio, mexendo sempre com a colher de pau para engrossar um pouco, mas sem deixar ferver.
Retire do lume, ponha o doce numa taça ou tacinhas individuais.
Sirva frio, polvilhado ou não com canela em pó.





momentos mágicos...
Filipa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-amendoa-e

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/

Tartes doces

Tarte de limão Inglesa Acerca do limão,... Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco. O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria. Curiosidades,... O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a  Key Lime Pie , que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco