Avançar para o conteúdo principal

Pudim à Abade de Priscos


o pecado mora aqui...
Hoje trago-os um doce que está ligado às "minhas raízes" paternas; este pudim é da região de Braga, Vila-Verde, de onde o meu pai e sua família é oriundo.


O Pudim Abade de Priscos é um doce de origem conventualEsta iguaria, é típica pois, da região do Entre Douro e Minho, estando a sua origem intimamente ligada em termos históricos e sentimentais aos concelhos de Braga e Vila Verde, e por isso ao território do Alto Cávado, onde actualmente faz parte do seu cardápio tradicional e deu origem a uma confraria de gastrónomos. 
Esta receita é uma das poucas receitas conhecidas da autoria do padre Manuel José Machado Rebelo, o famoso Abade de Priscos. O pudim ficou conhecido quando o director do Magistério Primário feminino de Braga, Pereira Júnior, pediu ao Abade de Priscos receitas para ensinar no magistério. Ele cedeu-a mas deixou o alerta: "a receita é só o princípio... As mãos, o olfacto, o paladar do verdadeiro cozinheiro fazem o principal".

Receita:
400g de açúcar
50g de toucinho fresco (de preferência de Chaves ou Melgaço)
15 gemas
5dl de água
1 cálice de vinho do Porto
1 casca de limão
1 pau de canela
caramelo (água com 200g de açúcar)
Leva-se o açúcar ao lume (de preferência num tacho de latão ou cobre) com a água, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho cortado em tiras fininhas. Deixa-se ferver até fazer o ponto em fio (103ºC). Retira-se a calda do lume, deixa-se arrefecer e juntam-se as gemas misturadas com o vinho do Porto. 
Deita-se a massa numa forma de pudim com tampa, previamente barrada com caramelo. Leva-se a cozer em forno bem quente (250ºC), em banho-maria, durante cerca de 1 hora. Desenforma-se quase frio.
(Este doce foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa).

Fonte: Cozinha Tradicional portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, ed.Verbo
         
  Wikipédia.

momentos mágicos,...
Filipa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-amendoa-e

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/

Tartes doces

Tarte de limão Inglesa Acerca do limão,... Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco. O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria. Curiosidades,... O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a  Key Lime Pie , que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco