Avançar para o conteúdo principal

Pão-de-Ló de Alfazeirão


Uma receita de Pão-de-Ló de Alfazeirão, mas antes um pouco sobre a sua história,...





A tradição diz que a receita do pão-de-ló de Alfeizerão tem a sua origem no Mosteiro de Stª. Maria de Cós, convento cisterciense feminino fundado no século XII por D. Fernando, abade de Alcobaça em Cós, a alguns quilómetros de Alcobaça.
Quando das perseguições às ordens religiosas e consequente encerramento do convento no início do séc. XIX algumas freiras ter-se-ão refugiado em Alfeizerão e transmitido a receita a senhoras da terra.
Alfeizerão é a terra natal do fidalgo e cavaleiro Vitorino Froes, amigo do rei D. Carlos que aqui vinha frequentemente, passando temporadas entre a quinta de Alfeizerão e uma casa em S. Martinho do Porto.
Bon vivant na sua mesa nunca faltavam as melhores iguarias como ao rei pertencia ser. O pão-de-ló era uma das mais apreciadas e, agora entramos no domínio da lenda e de mais umas das pequenas «histórias» da culinária, numa das vezes que a corte veio para estas paragens, o nervosismo era tal que a cozedura do bolo ficou incompleta dando-lhe a sua peculiar consistência e aspecto. O rei e restante corte elogiou tanto tamanha iguaria que, a partir daquele dia nunca mais se deixou de fazer assim.
Assim chegámos ao actual pão-de-ló de Alfeizerão, bolo de convento que passou para a mesa do rei e para os leilões da igreja sempre que havia festa ou acontecimento importante.
Desde 1925 é comercializado em casa própria e respeitando a tradição, continua a ser apreciado por presidentes e outros ilustres clientes que associam Alfeizerão ao afamado pão-de-ló.


E agora a receita:

Ingredientes:
100 g de açúcar
6 gemas
2 ovos
50 g de farinha

Preparação:
Batem,-se os ovos inteiros com o açúcar e, quando a mistura estiver esbranquiçada, juntam-se, a pouco e pouco, as gemas desfeitas.
Bate-se tudo durante mais 20 minutos com o batedor manual ou 10 minutos com o batedor eléctrico.
Sem bater, junta-se a farinha bem peneirada.
Deita-se a massa numa forma de folha ou de barro forrada com um papel groso.
Tapa-se com uma folha do mesmo papel.
Leva-se a cozer em forno quente (225ºC) durante 10 minutos.
Retira-se do forno e desenforma-se.
Come-se no dia seguinte.


Momentos mágicos,
Filipa

Fonte: http://www.portugal.gastronomias.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-amendoa-e

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/

Tartes doces

Tarte de limão Inglesa Acerca do limão,... Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco. O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria. Curiosidades,... O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a  Key Lime Pie , que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco