Avançar para o conteúdo principal

Quiche de salmão em versão light

 A quiche parece uma opção leve para almoços rápidos mas, geralmente, é um prato com calorias em excesso. Apresentamos-lhe uma versão mais light e sem glúten, para que possa saborear uma quiche sem ingerir gordura pouco saudável para o seu coração e silhueta.



Ingredientes:

  • Para a massa:
  • 250 g de grão-de-bico cozido
  • 3 colheres (de sopa) de azeite extra virgem
  • Pimenta, a gosto
  • Para o recheio:
  • 300 g de espinafres frescos
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • 100 g de salmão fumado
  • 5 dentes de alho
  • 200 g de requeijão
  • Sementes de chia, a gosto (para polvilhar)
  • Cebolinho, a gosto (para decorar)

Modo de preparação

  1. Coloque o grão juntamente com 3 colheres (de sopa) de azeite e pimenta moída, a gosto, num copo misturador e triture de modo a obter uma massa com uma textura homogénea.

  2. Pré-aqueça o forno a 180°C .

  3. Disponha o preparado sobre uma tarteira antiaderente amovível e espalhe, de modo a cobrir toda a superfície.

  4. Leve ao forno durante 10 minutos.

  5. Descasque os dentes de alho e esmague-os. Disponha-os numa frigideira antiaderente e adicione o restante azeite. Deixe alourar e acrescente os espinafres, previamente lavados em água abundante. Deixe cozinhar.

  6. No final da confeção, acrescente o salmão fumado, envolvendo os dois ingredientes.

  7. Retire a tarteira do forno e reserve.

  8. Num copo misturador, envolva o requeijão e os ovos. Junte ao preparado de espinafres e salmão, misture e sobreponha o recheio à massa de grão.

  9. Polvilhe com sementes de chia, a gosto.

  10. Leve novamente ao forno, entre 30 e 40 minutos. Verifique a cozedura.

  11. Decore com cebolinho e sirva.

Por que é que esta receita é saudável?

Patrícia Trindade, especialista em Nutrição, do Instituto Prof. Teresa Branco, conta à Revista Prevenir as alterações que fez à receita original para tornar esta quiche mais saudável.

  • «As massas industrializadas têm farinhas refinadas, açúcares e gorduras trans. Por isso, nesta receita, foram substituídas por grão-de-bico, um alimento natural, rico em nutrientes e sem glúten, o que torna esta receita apta para celíacos», explica.
  • «O grão-de-bico presente nesta quiche é um alimento bastante saciante, com um reduzido impacto glicémico, uma boa fonte de proteína de origem vegetal e uma excelente fonte de fibras, que ajudam ao funcionamento do trânsito intestinal», afirma a especialista.
  • «Para o recheio da quiche, optámos por espinafres por serem ricos em vitaminas (complexo K e ácido fólico) e minerais (cálcio, potássio e magnésio), e por possuírem nutrientes que lhes conferem propriedades antioxidantes, como a vitamina A, C e carotenóides, importantes para o reforço do sistema imunitário», refere Patrícia Trindade.
  • «O salmão utilizado nesta quiche é uma fonte de proteína de elevado valor biológico e contém gordura insaturada, destacando-se o seu teor em ómega-3 e o facto de ser saciante.»
  • «Em alternativa às natas, usámos requeijão e ovo, uma combinação mais interessante do ponto de vista nutricional», indica a especialista.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-amendoa-e

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/

Tartes doces

Tarte de limão Inglesa Acerca do limão,... Graças à alta concentração de vitamina C que o limão contém, pode considerar-se o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Esta vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evita hemorragias, previne constipações ou gripes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Na hora de os escolher, prefira limões pesados e que cedam um pouco quando apertados porque só assim se sabe que estão maduros e que possuem bastante suco. O seu aspecto apelativo e a sua versatilidade permitem-lhe participar em múltiplos pratos de cozinha e doçaria. Curiosidades,... O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual da sua maneira. Na Flórida eles fazem a a  Key Lime Pie , que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco