Avançar para o conteúdo principal

Barrigas de Freira

Um pouco sobre a doçaria conventual....

A história da doçaria conventual portuguesa está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, social e cultural do país.
Os doces estiveram sempre presentes no fausto das refeições dos conventos, mas somente a partir do século XV, com a divulgação do açúcar, atingiram notoriedade. O açúcar possibilitou a criação de várias “caldas”, que mãos sábias souberam encontrar e padronizar. Além de fortuna, os conventos tinham fácil acesso aos diferentes produtos para praticarem uma boa mesa.

A cozinha era de responsabilidade dos padres, enquanto suas irmãs monjas ocupavam-se da confecção dos doces. Naquela época, a população feminina dos conventos era, na sua maioria, composta por mulheres que não tinham escolhido o hábito por fé, e sim por imposição social. Motivo pelo qual, para se entreterem durante o interminável tempo claustral, dedicavam-se a feitura dos doces.Os doces eram considerados um luxo! Representavam o “grand finale” de uma refeição! Também eram utilizados em grande quantidade nas comemorações das festas litúrgicas e vendidos não como manjar de príncipe, mas como doce do céu.

Receita de Barriga de Freira




Ingredientes: 
250 g de açúcar
1,25 dl de água
100 g de miolo de pão duro
6 ovos
100 g de amêndoa em pó
2 colheres (sopa) de manteiga
Canela em pó para polvilhar
nozes para decorar

Preparação:
Deite o açúcar e a água para um tacho e leve ao lume até obter o ponto pérola. 
Triture o miolo de pão até ficar em pó.
Numa tigela, bata os ovos, junte o miolo de pão e o miolo de amêndoa em pó e mexa. Adicione depois a calda de açúcar, em fio e mexendo sempre. 
Deite a mistura anterior para um tacho e leve ao lume, adicionado a manteiga em nozinhas e mexendo sempre até engrossar.
Retire do lume, verta para uma tigela, deixe arrefecer e sirva polvilhado com canela em pó e decorado a gosto.


Momentos mágicos,
Filipa

Fonte: http://www.ocantinhodastias.blogspot.pt/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

3 Delicias do Algarve

Este bolo é uma delicia divina! Delicia de Alfarroba, Amêndoa e Figo Base da Tarte: 250 gr de figos secos 1/2 pacote de bolacha Maria 150g de amêndoas 2 colheres de manteiga Triture os figos, a bolacha e as amêndoas. No final junte a manteiga derretida, amasse e forre o fundo de uma tarteira untada. Recheio: 100 gr. de açúcar 3 ovos 75 gr de manteiga sem sal 100 gr de doce de gila 100gr de amendoas trituradas grosseiramente  50 gr de farinha de alfarroba 25 gr de farinha de trigo 1 coher de chá de canela Separe as gemas das claras. Bata o açúcar com as gemas e a manteiga derretida. Bata bem, incorpore o doce de gila. Junte aos poucos as duas farinhas misturadas. Junte as amendoas trituradas com a canela. Bata as claras e finalize incorporando suavemente. Deite o preparado sob a base de figo e leve a cozer 10 minutos a 180º. Fonte: http://mundodaalfarroba.blogspot.pt/2011/12/delicia-de-alfarroba-...

Bolo de Iogurte (fofo e humido)

Ola!!!! Esta um dia lindo de sol, mas um pouco fresco! Eu estou super contente com os meus novos projetos e o Blog esta correr muitooo bem! Esta receita de Bolo de Iogurte e muito boa mesmo! Ingredientes: 4 ovos 1 iogurte 3 copos (do iogurte) de açúcar 1 copo (do iogurte) de óleo 3 copos (do iogurte) de farinha de trigo 1 colher sobremesa de fermento em pó Modo de preparo: Ligar o forno a 180 º. Juntar tudo num recipiente pela ordem a cima descrita e bater até que fique bem misturado. Colocar em forma untada de manteiga e polvilhada de farinha. Vai ao forno cerca de 40 min (dependendo do forno). Faz-se o teste do palito e logo que este saia seco, retirar para não ficar seco demais . Momentos Magicos, Filipa Fonte: http://www.1001receitasfaceis.net/sobremesas-e-doces/bolo-de-iogurte-super-fofo-e-humido

Bolo de Maçã com Canela (húmido)

Olá!!! Já à algum tempo que não vos dava uma receitinha! Eis que meu deu a vontade novamente! Esta receita é muito boa! Beijinhos espero que gostem! Ingredientes: 4 unidades de maças 2 chávenas de farinha de trigo 2 chávenas de açúcar 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó canela para polvilhar Preparação: Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos, reserve com canela e açúcar. Bata no liquidificador os ovos, as cascas das maçãs e o açúcar. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento e mistura a massa feita no liquidificador juntamente com as maçãs picadinhas e polvilhe com açúcar e canela. Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos. Momentos mágicos, Filipa Fonte:  http://crentechic.com/tag/bolo-de-maca/