A cenoura é rica em antioxidantes, vitaminas e fibras dietéticas, além de possuírem quantidade insignificante de gorduras e serem isentas de colesterol. Cerca de 100 gramas de cenouras fornecem apenas 41 calorias. A raiz fresca possui boa quantidade de vitamina C e antioxidantes. A cenoura também possui vitamina C e algumas das vitaminas do complexo B.
A cenoura estimula o útero e ajuda o corpo a eliminar excesso de fluidos. As sementes da cenoura concentram propriedades abortivas, carminativas, diuréticas e emenagogas da planta. A raiz é um antibacteriano, tônico e anti-séptico urinário. As sementes são usadas no tratamento de edema, flatulência, ressacas e menstruações atrasadas.
O suco de cenoura contém fibras que ajudam a manter o corpo livre de resíduos e protegem o cólon. O magnésio neste vegetal é boa para a saúde mental e melhora a capacidade do corpo para digerir gorduras e ajuda o metabolismo de sais minerais, tais como cálcio, fósforo, sódio e potássio, que também contêm cenouras. Na verdade, o cálcio está na forma de pectato de cálcio, uma fibra pectina que ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue e pressão sanguínea. O extrato da cenoura melhora as funções cognitivas e pode reduzir os níveis de colesterol ruim do corpo.
As cenouras podem ser comidas inteiras e cruas, como parte de saladas, ou cozidas em sopas e refogados. O suco de cenoura é considerado um remédio excelente para limpar o fígado, mas por ser muito doce, é levemente dilúido em água. O bolo de cenoura é muito popular em várias partes do mundo. Nunca se deve descascar uma cenoura, pois a parte mais nutritiva está justamente perto da superfície. Para consumir, basta lavar e raspar o legume.
Comentários
Enviar um comentário