Reinventámos a receita italiana de massa carbonara. A nossa é mais nutritiva e aliada da saúde cardiovascular.
Ingredientes:
- 125 g de massa tagliatelle integral
- 2 dentes de alho
- 2 colheres (de sopa) de azeite
- 250 g de medalhões de salmão fresco
- 300 g de cogumelos laminados
- 1 curgete pequena (cerca de 200 g)
- 145 g de queijo fresco batido (0% de gordura)
- Pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.
- Sal q.b.
- 1 colher (de sopa) de sementes de chia
- Folhas de manjericão a gosto
- 1 l de água
Pedimos aos especialistas do Instituto Teresa Branco uma receita de massa carbonara que fosse saudável e fácil de fazer em casa. O resultado é esta receita, reinventada pela especialista em nutrição Patrícia Trindade. Não contém natas e inclui um alimento surpresa: as sementes de chia.
Modo de preparação: passo a passo
A nossa receita de massa carbonara é muito fácil de fazer.
- Lave e, se desejar, descasque a curgete. Cozinhe-a durante cerca de cinco minutos em água a ferver. Escorra a água e deixe-a arrefecer.
- Descasque, lave e pique o alho. Coloque em lume brando uma frigideira antiaderente com 3⁄4 da porção de azeite e o alho. Lave os cogumelos e coloque-os na frigideira, assim como o salmão em lascas. Tempere com pimenta e noz-moscada e deixe cozinhar durante, aproximadamente, dez minutos.
- Leve ao lume uma panela com 1 litro de água e deixe levantar fervura. Introduza a massa e cozinhe-a durante dez minutos. Escorra-a e reserve.
- Num recipiente, coloque a curgete e o queijo fresco batido, tempere com o restante azeite, pimenta e uma pitada de sal e triture com a varinha mágica até obter um creme homogéneo que servirá de molho para a massa carbonara.
- Disponha a massa na frigideira, com os cogumelos e o salmão, acrescente o molho anteriormente confecionado e envolva todos os ingredientes, em lume brando, até o molho engrossar.
- Sirva a massa carbonara polvilhada com sementes de chia e folhas de manjericão.
A nossa massa carbonara é mais saudável porque…
Patrícia Trindade conta à Revista Prevenir as alterações que fez à receita original para torná-la mais saudável.
- O bacon, tradicionalmente usado na massa carbonara foi substituído por salmão. Este é fonte de gordura insaturada e rico em ómega-3, vitaminas e minerais que conferem proteção cardiovascular e ação anti-inflamatória. Promove a saciedade, essencial para controlar o apetite e o peso corporal.
- Em vez de queijo parmesão, que tem um elevado teor energético, gordura e colesterol, usámos as sementes de chia. Ajudam a melhorar o nível do perfil lipídico e a controlar o apetite e melhoram o funcionamento do trânsito intestinal.
- A massa tagliatelle integral possui um teor mais elevado de fibra, auxiliando na regulação do trânsito intestinal.
- Em substituição das natas, preparámos um molho especial composto por curgete, queijo fresco batido (0% de gordura), azeite e especiarias. Desta forma, reduzimos o valor energético do molho sem abdicar de uma massa carbonara com textura cremosa e muito sabor.
Comentários
Enviar um comentário